Coreógrafo da Imperador do Ipiranga anuncia seu desligamento

Através de sua mídia social, o coreógrafo Hugo Passos anunciou seu desligamento da agremiação Imperador do Ipiranga.

Hugo que esteve a frente da comissão de frente da Imperador do Ipiranga no carnaval de 2019.

Com um enredo que foi inspirado no poema de Jorge Amado, narrando as peripécias de Exu, o primeiro no panteãos dos Orixás.

Entramos em contato com o coreógrafo Hugo Passos para que ele pudesse nos contar um pouco sobre a sua passagem na escola e sobre o seu desligamento, confira:

“Estava na Coréia do Sul onde sou coreógrafo e produtor artístico de um parque temático. Quando estava no aeroporto retornando ao Brasil, recebi um convite do Márcio Telles. Márcio que era diretor de carnaval e já tínhamos trabalhado juntos na Nenê de Vila Matilde, como coreógrafo técnico e preparador do casal oficial. O Márcio me apresentou a proposta do carnaval, me falou sobre o enredo e ali na hora acabei aceitando o desafio.

O desafio seria montar uma equipe com pessoas da comunidade, pois até então a escola nunca havia tido uma comissão de frente da comunidade, era sempre contratada. Devido à reestruturação da escola, não haveria condições para tal e nem era esse o objetivo da diretoria.

Cheguei de viagem e na semana seguinte fizemos a reunião e fechamos o contrato. Iniciamos a busca na comunidade e divulgamos a seletiva para a CF, onde a proposta era para qualquer pessoal que gostasse de dançar e não era obrigatório saber dançar, ser profissional da dança ou ter tido alguma experiência em comissão de frente.

Não foi fácil a montagem dessa equipe, tive o auxílio total do Márcio Telles que também é profissional da área artística (teatro e dança) e juntos fomos criando esse grupo. O Fábio Gouveia que era o carnavalesco também entrou de corpo e alma neste projeto da comissão de frente.

Montamos a comissão definitivamente em Janeiro. Tivemos apenas 2 ensaios semanais com um grupo amador, sem experiência em dança. Só tinha 1 pessoa experiente no carnaval e no quesito dentro da equipe. A minha sote foi ter um time que não mediu esforços para fazer a coisa acontecer.

Não tive tempo de preparar o corpo desse pessoal em um processo de criação, etc… Fiz algo funcional, objetivo e prático.

Tivemos stress, pressão, mas foi uma equipe que não desistiu em um segundo. Tive ali que ser psicólogo, mediador, coreógrafo… Tinha que dosar entre cobrar e incentivar.

Pra mim foi algo de super aprendizado, pois apesar de também ser educador social, nesse tipo de trabalho como coreógrafo, 90% do meu trabalho foi lidar apenas com profissionais ou semi profissionais. Então foi uma experiência de incrível aprendizado.

Chegou momentos que eu achei que não iria conseguir, mas aos poucos as coisas foram fluindo. Tivemos uma parceria com o Espaço Florescer que nos acolheu de uma forma que nunca vi. Lanches e jantar para o pessoal antes ou depois dos ensaios.

Infelizmente a nota não veio por questão de pasta, mas isso de verdade não me abalou. Pois eu vi ali a nota máxima naquele time se transformando ao decorrer do tempo e dando conta do recado na avenida.

Gostei bastante da forma em que fui tratado e respeitado. O Rodrigo Souto, vice presidente, foi um cara sem palavras! Raridade ver alguém dar tanto respaldo ao quesito, ainda mais no cargo que ele ocupa.

Isso sem falar no Márcio Telles e Fábio Gouveia. Eu não sei se suportaria tantas coisas se não fossem por eles também!

Meus trâmites de desligamento da Imperador se deu de forma clara e tranquila. Conversei muito com o vice presidente Rodrigo Souto. Expliquei a ele sobre os planos e chegamos a um acordo em fechar esse ciclo. Já dei um nome de indicação para assumir meu lugar e em breve vocês receberão novidades!

Eu sempre digo e deixo claro que eu não sou um profissional do carnaval e sim um profissional da minha arte no carnaval! Recebi alguns convites, um deles até foge do quesito de comissão, mas não aceitei nenhum ainda.

Deixo aqui o meu muito obrigado! Desejo que neste carnaval de 2020 a Imperador do Ipiranga esteja fortalecida e unida para um trabalho de excelência, como planejaram desde o ano passado. Estarei na torcida e acompanhando aqui de fora. Desejo que o pessoal da comunidade valorize a Imperador e que a equipe montada não desista dessa loucura gostosa, que é o carnaval!

Agradeço à vocês também por sempre estarem nos acompanhando e pela forma respeitosa com que dirige o trabalho que executam!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − 11 =